terça-feira, 22 de setembro de 2009

NUNO FEIST, VANESSA E RICARDO SOLER



Como noticiámos anteriormente Nuno Feist, Vanessa e Ricardo Soler estão no programa das manhãs da SIC, intitulado Companhia das Manhãs.Há dias Nuno Feist criou uma nova versão da Desfolhada que Simone de Oliveira interpretou inúmeras vezes e pôs este país a cantar Quem faz um filho fá-lo por gosto, numa altura em que pouco era permitido dizer em público, algo que se relacionasse ou com o sexo ou com a política era muito censurado pela dita Comissão de Exame Prévio, vulgo Censura.O poema era de Ary dos Santos, um homem de grande coragem, um revolucionário e um inconformado e a interpretação de Simone de Oliveira, uma mulher de garra, de fibra, pronta a desafiar os tabus bolorentos que predominavam a vida social, cultural e política de então.Deixamos aqui a nova versão da Desfolhada que Ricardo Soler e Vanessa interpretaram, estamos em presença de duas grandes vozes, das melhores da actualidade e no mínimo é escandaloso não terem ainda um cd gravado.Porque é que as editoras portuguesas não reparam nestas duas grandes vozes e preferem muitas vezes artistas ou aprendizes de feiticeiros que só funcionam com a ajuda de programas informáticos?Uma interpretação genial de Ricardo Soler e de Vanessa numa versão inovadora de Nuno Feist. Parabéns aos três.








Retirado de Festivais.pt




COMPANHIA DAS MANHÃS NA SIC COM: NUNO FEIST, RICARDO SOLER E VANESSA




Já estreou na passada segunda-feira o novo programa das manhãs da SIC, Companhia das manhãs, com apresentação de Francisco Menezes e de Rita Ferro Rodrigues que apresentou o Festival RTP da Canção em 2000. Neste ano o tema vencedor foi Sonhos Mágicos, na voz de Liana e que tem poema de Maria da Conceição Norte e música de Gerardo Rodrigues.A direcção musical deste programa diário e a condução da respectiva banda pertence a Nuno Feist que também está no Auditório do Casino Estoril ,ao piano, na peça Rapazes nus a cantar. Os cantores residentes deste programa da SIC são Vanessa e Ricardo Soler que são apenas duas das maiores vozes da actualidade.Nuno Feist foi por dois anos consecutivos produtor convidado pela RTP para os festivais da canção em 2007 (Além do sonho) e 2008 (Do outro lado da vida) e autor
tv
da canção Travo doce que Ana Sofia defendeu no festival de 1995. A sua primeira intervenção nos festivais foi ainda criança em 1985 quando ao lado do seu irmão Henrique cantou Meia de conversa.Ricardo Soler participou no festival em 2008 com Canção Pop.Vanessa concorre em 2008 a convite de Nuno Fesit para juntamente com Henrique Feist interpretar Além do sonho e no ano seguinte volta a solo também a convite de Nuno para defender a composição Do outro lado da vida. Ambas as canções têm poema de Nuno Marques da Silva e música e produção de Nuno Feist.Tem uma mão cheia de razões para ver a Companhia das manhãs porque irá estar certamente em muito boa companhia.






Retirado de Festivais.pt





O Festival da RTP há muito que extravasou as fronteiras da Marechal Gomes da Costa, anteriormente 5 de Outubro ou ainda mais remotamente Estúdios do Lumiar. As canções que estes festivais revelaram aos portugueses constituem enormes êxitos que os programas dos outros canais, quer sejam eles de Carnaxide ou de Queluz de Baixo, não resistem a colocar no ar os referidos temas.Num passado recente tanto a TVI como a SIC chegaram a dedicar alguns dos seus programas para falar das canções dos festivais da RTP, o que nós registamos com agrado.Muitos dizem que os festivais e as respectivas canções que marcaram a música portuguesa datam dos anos 60/70/80 e que depois perdeu o interesse. Nós dizemos que não é bem assim porque são várias as canções dos anos 90 e do presente século que têm feito sucesso junto do público e de outras televisões. Ora vejamos:é inegável a popularidade de Lusitana paixão (91), Amor d'água fresca (92), A cidade até ser dia (93), Chamar a música (94), O meu coração não tem cor (96), apesar de não ter sido gravada em cd, ou ainda Se eu te pudesse abraçar (98) e Como tudo começou (99), entre outras.No presente século quem não recorda o grande êxito de 2003, na voz de Rita Guerra, Deixa-me sonhar (só mais uma vez), integrado e recriado no último trabalho da cantora que é já dupla platina? ou o popular Dança comigo (vem ser feliz) de Sabrina em 2007 e A Senhora do mar (2008) pela grande voz de Vânia Fernandes e os nossos Flor-de-Lis com Todas as ruas do amor (2009)? O festival RTP continua a produzir grandes êxitos para a música portuguesa e não são em maior númeroporque as editoras presentemente não gravam as canções que marcam presença nos festivais como o faziam no anos 60/70/80. Memos assim o público acarinha as canções do festival.Vamos deixar aqui alguns exemplos disso.Na SIC Vanessa recriou, na semana passada, a Desfolhada (1969) com uma nova versão de Nuno Feist, hoje a mesma dupla ofereceu-nos um belo Sol de Inverno (1965).Ontem na TVI, no programa Uma canção para ti uma das concorrentes, Maria Miguel Xavier, cantou o Bem Bom (1982) das Doce e Pedro Garcia recriou Senhora do Mar (2008).




Retirado de festivais.pt

sábado, 12 de setembro de 2009

Vanessa de volta ao Trumps


"POP Battle " espectáculo a ver ;)

"Companhia das Manhãs"


Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes são os eleitos para darem seguimento à história das manhãs da SIC. Depois do término do programa 'Fátima', onde a Vanessa brilhou nos últimos 2 anos no coro residente do programa, é agora este o duo escolhido pela estação de Carnaxide para devolver alegria às manhãs da SIC. A boa notícia é que, alguns valores e orgulhos do antigo programa não se mexem, e como tal, a nossa Vanessa, irá mesmo fazer parte da equipa que trabalhará neste novo projecto. É de facto uma excelente notícia para todos os que continuam a querer ouvir esta voz magnífica.


Obrigado SIC!